Integrantes

Ângela Laguardia
Doutora em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Teoria da Literatura pela UFMG, possui o Curso de Especialização em Literatura Brasileira (PREPES) pela PUC de Minas Gerais e graduação em Letras pela UNIPAC de Barbacena. É professora de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa. É membro do Grupo de Pesquisa Mulheres em Letras/UFMG e do CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Autora do ensaio Fazes-me Falta,de Inês Pedrosa: uma alegoria contemporânea da “Saudade” (2012). Tem diversos estudos publicados em periódicos e sites acadêmicos no Brasil e Portugal, entre os quais, artigos relacionados à literatura de autoria feminina.É membro da Academia Barbacenense de Letras, ocupando a cadeira nº1, cujo Patrono é o Padre-Mestre José Joaquim Correia de Almeida.
angelamrl@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/1304965285491519


Constância Lima Duarte (Coordenadora)
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na Área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura de autoria feminina, crítica literária feminista e Literatura de Minas Gerais. Dentre os livros publicados, "Imprensa feminina e feminista no Brasil, sec. XIX. Dicionário Ilustrado (2016).
constancia@ufmg.br
http://lattes.cnpq.br/0487085115563331

Iara Christina Silva Barroca
Pós-doutorado pela Universidade de Paris X Ouest La Défense Nanterre, Doutorado pela PUC Minas e Professora Adjunto da Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal. É membro do Grupo de Pesquisa Mulheres em Letras, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e também membro do grupo de pesquisa de Literatura Clássica, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS.
iarabarroca@uol.com.br
http://lattes.cnpq.br/2591825654015191?

Imaculada Nascimento
Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada; Mestrado em Literatura Brasileira; Graduação em Letras, Licenciatura em Português e Espanhol, todos pela Faculdade de Letras da UFMG. Pesquisadora do Grupo de Estudos Letras de Minas (Mulheres em Letras); do Grupo de Estudos ATLAS - Análises Transdisciplinares entreLiteratura, Artes e Sociedade (CEFET-MG), do COST Association - European Cooperation in Science and Technology e do  grupo Escritoras Brasileiras no Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro, da Universidade Federal de Minas Gerais.
imaculada.a@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/465244952929938


Kelen Benfenatti Paiva
Doutora em Letras/ Estudos Literários pela UFMG (2012), mestre Literatura Brasileira (2006) e graduada em Letras/Português (2003)/Espanhol (2004) pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisa sobre os arquivos literários, epistolografia de escritores, Henriqueta Lisboa e literatura de autoria feminina.
benfenatti@bol.com.br
http://lattes.cnpq.br/5583536150176300?

Laile Ribeiro
É Doutora em Estudos Literários pela Fale/UFMG e Mestre em Estudos Literários pela mesma instituição (2011). Possui graduação em Letras pelo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa - INESP, e especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio. Trabalha em escolas da rede particular, e é aposentada na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Participa dos Grupos de Pesquisa Mulheres em Letras – Letras de Minas, coordenado pela Profa. Dra. Constância Lima Duarte, e do Núcleo Walter Benjamin, coordenado pelo Prof. Georg Otte, ambos na Fale/UFMG; do grupo de pesquisa da Faculdad de Filología, da Universidad de Sevilla, coordenado pela Profa. Dra. Mercedes Arriaga Flórez; do COST – Association – European Cooperation in Science and Thechnology; de pesquisa junto ao Grupo CLEPUL, na Universidade de Lisboa, sobre o Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro (1851-1932).
laileribeiro50@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/2869385734578575

Luciana Pimenta
Doutora em Direito pela PUC Minas; Mestre em Filosofia Social e Política pela UFMG. Professora do Curso de Direito da PUC Minas, Líder do Grupo de Pesquisa Direito e Literatura: Um olhar para as questões humanas e sociais a partir da Literatura (PUC/CNPq). Pesquisadora do Grupo Mulheres em Letras (FALE-UFMG/CNPq); Autora de três livros de poema: Aprendizagem no espelho (2000); Heranças (2016) e Morada (2017).

Maria de Fátima Moreira Peres
É formada em jornalismo pela escola de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Letras/Licenciatura pela PUC-MINAS e é Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, também pela PUC-MINAS. Professora de Jornalismo Especializado e Planejamento Gráfico, editora do jornal MULHERES EM LETRAS e da Todavoz Editora. Tem trabalhos publicados sobre escritoras mineiras em diversos livros e faz parte como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Mulheres em Letras, registrado junto ao CNPq. É membro da Academia de Letras de Pará de Minas, cadeira número 15.
fatima.peres@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/0194996364303520?


Maria do Socorro Vieira Coelho
Professora de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Montes Claros. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Língua Portuguesa e Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.Docente do estágio pos-doutoral desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Linguística na Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação da Profª. Dra. Maria Antonieta Amarante de Mendonça Cohen. Suas principais e atuais linhas de pesquisa têm sido: Linguística e Língua Portuguesa (sociolinguística, línguas em contato, etnolinguística), Literatura de autoria feminina mineira e literatura oral das comunidades quilombolas do norte de Minas Gerais. Desenvolve o Projeto A Língua Portuguesa nas Comunidades Quilombolas do Norte de Minas Gerais.
soccoelho@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/6209308491616825


Maria Lúcia Barbosa
Doutoranda em Literatura Brasileiera pela UFMG, bolsista do CNPq. Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2005), especialização em Literaturas de Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Integra o Grupo de Pesquisa Letras de Minas, coordenado pela Profa. Dra. Constancia Lima Duarte. Membro do Conselho Editorial do Jornal Mulheres em Letras do Grupo de Pesquisa Letras de Minas. 
luciabarbosa02@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/6625823435757869?


Vera Godoi
Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1978). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo. Repórter fotográfica em diversas editorias e professora de fotojornalismo do curso de Comunicação social, atua desde 1978. Fez várias viagens internacionais como Cuba, Índia e Antártica que resultaram em exposições de fotografia. Tem trabalhos publicados em vários jornais e revistas especializadas feitos com free lancer na área de fotojornalismo e de publicidade. Atualmente, trabalha em projetos autorais e pesquisa os temas “Manipulação de Imagens” e “Direito Autoral nas Imagens" como membro da APIJOR e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.
veragodoybr@yahoo.com.br
http://lattes.cnpq.br/7243695527774781